ASTRAL teve representantes em palestras e painéis
Aprofundar a integração entre a Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA) e os parlamentos das cidades do estado, através da comunicação. Esse foi o objetivo do 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia, evento que aconteceu nos dias 11 e 12 de junho, na sede da ALBA.
A organização foi feita pela Assembleia e pela Fundação Paulo Jackson, instituição gestora da TV e da rádio do parlamento estadual baiano. A jornalista Michele Gramacho é a diretora da Fundação Paulo Jackson e também diretora regional Nordeste da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL).
- Esse Encontro é a realização de um sonho, pois sentíamos que precisávamos dessa aproximação entre a ALBA e as casas legislativas municipais, através dos parlamentares e dos assessores de comunicação. Quando a comunicação é bem utilizada, pode ser um agente eficaz de transformação social – comentou Gramacho.
A programação foi composta por quatro painéis e três palestras, com temas que incluíram a valorização da mulher na política, programas do governo para democratizar o acesso da sociedade à TV pública digital, marketing político e digital, o papel do conceito de cidadania na comunicação legislativa, a emergência das novas tecnologias no cenário da comunicação pública, entre outros.
A ASTRAL foi representada em cinco oportunidades durante o Encontro. Uma delas foi através da própria Michele Gramacho, que protagonizou uma palestra sobre a participação feminina na política. Já o presidente da Associação, Gerson de Castro, participou do painel 4, realizado no dia 12 de junho, intitulado “O futuro da comunicação: TV 3.0, inteligência artificial e o papel das emissoras comerciais, públicas e legislativas”.
- Essa é uma missão muito importante, tanto de fortalecimento da integração das emissoras que já fazem parte da ASTRAL quanto das que ainda não compõem o nosso quadro associativo. O nosso maior propósito é fomentar a interiorização da Rede Legislativa, porque nós entendemos que quanto mais canais legislativos existirem, maior é o benefício para o cidadão. Afinal, os canais legislativos de comunicação são o maior instrumento que os parlamentos têm para interagir com os mais variados públicos – comentou Gerson de Castro.
O painel intitulado “Histórias de sucesso: cases de comunicação que inspiram e transformam”, também realizado no dia 12 de junho, contou com a participação de dois representantes da ASTRAL. Karine Pagliarine, diretora regional Sudeste da Associação, falou sobre a criação, o desenvolvimento, os desafios e as conquistas da TV e Rádio da Câmara Municipal de Pouso Alegre-MG, das quais ela é diretora.
Já o Márcio Moreira, diretor Financeiro da ASTRAL, tratou sobre o processo de modernização de marcas e logotipos da Alece TV e Alece FM, emissoras de TV e rádio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Ele é coordenador de Operações e Integração dos canais de TV e Rádio do legislativo cearense.
No dia 11, Carlos Neiva, que é vice-presidente de Relações Institucionais, Rede e Tecnologia da ASTRAL, integrou o painel que tratou sobre o programa Brasil Digital, do Ministério das Comunicações, e a expansão das emissoras legislativas no País.
Assista aqui às atividades do dia 11 de junho.
Assista aqui às atividades do dia 12 de junho.
Bruno Lara / ASTRAL.
Evento em Bento Gonçalves reúne parlamentares e especialistas de todo o país
Objetivo do parlamento é estreitar laços e reforçar a programação da TV
Parlamento da cidade gaúcha representa o Estado na Associação, que agora soma 41 filiados