Sid Carneiro
A Conferência de Gestores da Associação das Televisões Brasileiras de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), que aconteceu ontem (27), em Brasília, superou as expectativas da direção executiva da entidade, que registrou a participação efetiva de mais de 43 profissionais das televisões e rádios parlamentares, em funcionamento em todo o país. Muitos deles, ainda não associados, mas interessados em se associar para pleitearem na ASTRAL, suporte de apoio aos projetos internos para ampliação e criação das emissoras nos legislativos estaduais e municipais.
"A Conferência de Gestores tem sido uma forma que a ASTRAL utiliza para apresentar a direção aos novos gestores das Casas Legislativas em início de mandato e também para reforçar o nosso compromisso com os profissionais e os poderes parceiros para a criação e o fortalecimento de suas emissoras legislativas. Então, o evento este ano foi riquíssimo em termos de demandas apresentadas e algumas soluções que apresentamos para os nossos associados que compareceu em grande número", disse o presidente da ASTRAL, Wanderley Oliveira.
O evento que aconteceu na Sala de Reuniões da UNALE contou com a presença de profissionais das Casas Legislativas associadas e outras ainda não associadas. Além de um parlamentar estadual e dois municipais, que acompanharam suas equipes de comunicação, com objetivo de compreenderem a missão da ASTRAL, nos legislativos.
Eles conheceram os serviços oferecidos pela ASTRAL, no âmbito federal, estadual e municipal. A Conferência de Gestores teve como destaque, o anúncio da Direção Executiva da associação de que após, a formalização pela ASTRAL, junto a ANATEL, parte dos recursos remanescentes da transição do sistema analógico para o digital, já foi feito pelo governo federal. Isso significa um aporte financeiro importante para os planos de metas da ASTRAL em atendimento às emissoras legislativas.
Os participantes conheceram outro importante instrumento de troca de conteúdo entre as emissoras que é a Nuvem Virtual, onde estão disponibilizados vídeos e documentários, para o fortalecimento das programações das TVs legislativas.
A função Closed Caption ou legenda oculta, também conhecida pela sigla CC é um sistema de transmissão de legendas via sinal de televisão, que também era dúvida e que foi esclarecida para a categoria, assim como, a utilização dos recursos de acessibilidade e parcerias para troca de conteúdos da programação com as rádios e tvs, Câmara e Senado.
Integração, comunicação, modernidade e transparência são conceitos da nova identidade visual
Edital pretende ampliar a oferta do sinal de TV digital das emissoras públicas e legislativas
Presidente da Astral participou da mesa de abertura do evento