TVs legislativas participam do Setembro Amarelo

Comunicação pública é considerada fundamental para combater o suicídio

TVs legislativas participam do Setembro Amarelo

As emissoras filiadas à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) estão movimentando a campanha Setembro Amarelo, que termina nesta semana e cujo objetivo é combater o suicídio e dar visibilidade para esse crescente problema de saúde pública. O tema da mobilização este ano é "Se precisar, peça ajuda".


A Câmara de Vereadores de São José, em Santa Catarina, promoveu no dia 12 uma roda de conversa com psicólogos, psiquiatras e outros profissionais em saúde mental. Segundo a secretária-adjunta de Saúde da cidade, Fabrícia Martins, houve no município 223 tentativas de suicídio entre janeiro e agosto de 2023.


O presidente da Associação Catarinense de Instituições de Idosos e Psiquiatria, Matheus Ávila, declarou durante o evento que "todos nós podemos evitar situações extremas, como a de suicídio. Precisamos estar atentos aos pequenos sinais. Por menores que sejam, eles podem indicar um desejo da pessoa acabar com a própria vida", alertou.


Assista aqui à reportagem da TV da Câmara de Vereadores de São José/SC.



Já a TV da Assembleia Legislativa de Pernambuco produziu uma reportagem sobre o evento "Setembro Amarelo na Alepe: Estamos com Você", promovido pela Casa Legislativa entre os dias 19 e 21. Foram atividades que abordaram assuntos como bem-estar, motivação pessoal e profissional e o combate à ansiedade.


Segundo uma pesquisa divulgada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o líder global em transtornos de ansiedade, diagnóstico identificado em quase 30% dos brasileiros. Os sintomas estão cada vez mais presentes também em crianças e adolescentes.


Assista aqui à reportagem da TV da ALEPE.



Já a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou no dia 10 de agosto, antes mesmo do mês da campanha, a "Frente Parlamentar de Prevenção à Depressão, ao Suicídio e Valorização da Vida". A iniciativa foi do deputado distrital Eduardo Pedrosa, segundo o qual esse tema precisa ser debatido e ter visibilidade durante todo o ano. O parlamentar disse, ainda, que a depressão foi por muito tempo negligenciada por parte do poder público e motivo de preconceito social, o que requer um aprofundamento das discussões sobre o tema.


Assista ao lançamento da Frente Parlamentar na CLDF.



A TV Assembleia do Ceará realizou uma série de produções para debater a campanha Setembro Amarelo. O programa Mulheres no Parlamento exibiu uma entrevista com a psicanalista Natália Pinto. Ela explicou, inclusive, como onde surgiu o conceito e a cor da campanha.


- Um rapaz chamado Mike (de 17 anos, nos Estados Unidos) tirou a própria vida (em 1994). Ele tinha um carro Mustang amarelo. No funeral dele, a família entregou fitinhas amarelas e cartões com dizeres: se você precisa de ajuda, não hesite em pedi-la. A partir daí, em 2015, o Centro de Valorização da Vida, no Brasil, adotou essa campanha em favor da vida - explicou.


Clique aqui e assista à entrevista da TV da ALECE.



Simpósio: Prevenção é a Solução


Nesta quinta-feira, 28 de setembro, a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) e a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALEAM) promovem o "3º Simpósio: Prevenção é a Solução", a partir das 13h.


- O Simpósio é uma política pública desenvolvida pela Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale. Trata-se de uma importante ferramenta de informação para a população brasileira - disse o deputado estadual João Luiz (AM), presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas da Unale.


O evento conta com a participação do pesquisador Jesem Orellana, da Fiocruz, que vai ministrar a palestra "Suicídio no Brasil: Panorama Nacional, Possíveis Causas e Estratégias de Prevenção". Já a psicóloga Andrea Bezerra vai abordar o tema "Posvenção: Uma intervenção dolorida, porém necessária". A inscrição para o evento pode ser feita neste link.


Bruno Lara / ASTRAL.


MAIS NOTÍCIAS
ValeVirtual Tecnologia