Seis das dez casas legislativas cujas redes sociais mais tiveram engajamento no primeiro semestre de 2024, em ranking elaborado pela empresa Social Media Gov, são filiadas à Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL). Os perfis do Senado Federal lideram a lista, com mais de 7,3 milhões de engajamentos, o que significa curtidas, compartilhamentos e comentários nas postagens.
Quem faz a gestão do Núcleo de Mídias Sociais do Senado Federal é o jornalista Tadeu Sposito, para quem essa notícia chegou "com grande satisfação".
- Esse resultado reflete o empenho em fornecer conteúdo relevante e de qualidade que engaja e informa ao público. O nosso objetivo é sempre promover a transparência e a proximidade com a sociedade, e esse reconhecimento é um indicativo de que estamos no caminho certo - comenta.
Sposito conta que para o Senado atingir essa conquista, é preciso um trabalho intenso, constante e rigoroso. A equipe multidisciplinar que ele lidera é formada por jornalistas, publicitários, designers gráficos, profissionais de audiovisual e estagiários.
Cada perfil de diferente rede social tem um trabalho específico, porque os comportamentos e as características dos públicos também são diferentes dependendo da plataforma, como o Instagram, TikTok, LinkedIn, entre outras.
- Em mídias sociais, é preciso entender que há três atores fundamentais com interesses diversos: a instituição, o público e a plataforma. Os três precisam ser levados em conta quando se pensa em conteúdo. Não dá pra falar só o que a gente quer. A gente tem que pensar no que o público quer e no que as plataformas privilegiam por meio dos seus algoritmos -complementa Sposito.
No ranking das casas legislativas levantadas pela Social Media Gov, entre as redes sociais dos parlamentos distrital e estaduais, o destaque é para os perfis da Assembleia Legislativa do Pará (ALEPA), que obtiveram mais de 150 mil engajamentos.
O coordenador de Mídias Digitais da ALEPA, Rogério Paiva, comenta que esse resultado é fruto de muito trabalho e ações orgânicas, ou seja, sem pagamento para impulsionar os conteúdos.
- Procuramos ter linguagem simples, objetiva, que preza pela transparência e mostra à sociedade o cotidiano do legislativo paraense. Além disso, focamos na prestação de serviços e exaltamos a cultura local, promovendo o fortalecimento da identidade paraense e da Amazônia, sempre que possível.
Diretor-executivo da Social Media Gov, Rodrigo Abella diz que o objetivo desse levantamento é estimular a comunicação das instituições públicas a impactar cada vez mais pessoas. A empresa promove rankings de acordo com a categoria da entidade pública em todas as esferas, ou seja, federal, estadual e distrital e municipal.
- O maior erro dos gestores de redes sociais é tratar essas plataformas como se fossem mídias tradicionais, usando linguagens antigas. Além disso, os profissionais precisam estar atentos ao diálogo, de fato, ouvir o que o público tem a dizer e interagir, responder, atender à demanda. O relacionamento é fundamental - afirma.
Lista do ranking Social Media Gov - categoria Poder Legislativo / 1º semestre de 2024
Instituição | Quantidade de engajamento | Filiada à ASTRAL |
1. Senado Federal | 733.9126 | Sim |
2. TV Senado | 295.045 | Sim |
3. Câmara dos Deputados | 232.781 | Sim |
4. Rádio Senado | 228.477 | Sim |
5. Assembleia Legislativa do Pará | 169.680 |
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6. Câmara Municipal de Manaus | 104.577 |
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7. Assembleia Legislativa de Goiás | 92.342 |
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8. Câmara Municipal de São Paulo | 89.910 |
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9. Assembleia Legislativa do Paraná | 89.531 | Sim |
10. Assembleia Legislativa de Roraima | 85.447 | Sim |
Bruno Lara / ASTRAL.