Público de mais de 300 pessoas acompanharam palestras, debates e workshops
Comunicação Pública é uma pauta inesgotável. Com os mais variados avanços tecnológicos e com os mais diferentes caminhos que se abrem na rotina das câmaras e assembleias de todo o Brasil, torna-se convidativo que, cada vez mais, se organizem encontros que tenham como objetivo debater ideias e trocar experiências.
Nos dias 6 e 7 de fevereiro, a Câmara Municipal de Campinas (SP) foi palco do 2º Congresso de Comunicação Pública do Sudeste, com o tema "Da mão na massa ao estratégico". O primeiro congresso ocorreu em 2024, no município de Araras (SP).
Entre os mais de 300 participantes presenciais, além do público que acompanhou pela TV e internet, estiveram os associados da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL), que tiveram a oportunidade de vivenciar dois dias de palestras, mesas redondas e workshops com especialistas da área, buscando estimular a construção de uma comunicação clara, acessível e inclusiva, fortalecendo o diálogo entre instituições públicas, sociedade civil e veículos de mídia.
Entre os temas específicos foram abordados: reputação digital e gestão de imagem para o setor público; assessoria de imprensa para órgãos e agentes públicos (publicidade x publicização); conteúdo para TV pública: além da cobertura legislativa; e contratação de agência de publicidade: desafios e barreiras.
Além de participar da abertura dos trabalhos, o presidente da ASTRAL, Gerson de Castro, compôs a mesa redonda que debateu sobre "Conteúdo para TV pública: além da cobertura legislativa". O evento foi uma oportunidade para que entidades como a ASTRAL apresentassem os trabalhos que têm realizado, interagindo com as casas legislativas e os seus profissionais que atuam no segmento da comunicação.
Forte apoiadora das emissoras legislativas, a ASTRAL é importante na viabilização da troca de experiência e no compartilhamento de conteúdos e ações integradas que promovem o aperfeiçoamento desejado para todos.
Da diretoria da ASTRAL, também estiveram presentes no evento a vice-presidente de Integração Regional, Luciana Rivelli, e a diretora regional sudeste, Karine Pagliarini. Os convidados e os palestrantes foram recebidos pelo presidente da Câmara Municipal de Campinas, Luiz Rosssini, que comentou sobre a importância do Congresso para ajustar o setor de comunicação do parlamento como uma área estratégica na estrutura institucional.
Karine Pagliarini/ ASTRAL.
O veículo é a primeira emissora de rádio do interior do país a ser integrada à Rede Legislativa de Rádio e TV
O calendário de eventos da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (ASTRAL) prevê, até o momento, cinco atividades em 2025.
Evento online será no dia 18/03, com debate sobre legislação e tecnologia nas TVs públicas